Como obter sucesso na redução de energia da sua empresa

A redução dos gastos com energia é uma pauta que deve ser trabalhada por todos os setores da empresa, uma vez que trata-se de uma mudança da hábitos coletiva.

Investir na conscientização dos funcionários além de outras mudanças ambientais são apenas algumas das estratégias que a empresa precisa tomar a fim de reduzir os gastos de maneira efetiva.

A fim de explanar um pouco mais sobre a importância das empresas repensarem seu consumo de energia e impacto no meio ambiente, separamos neste artigo como a empresa pode obter sucesso na redução de energia.

Por que reduzir o consumo de energia?

            Para diversas empresas a redução de custos é essencial para garantir a estabilidade nos negócios, porém reduzir o consumo de energia nem sempre é uma tarefa fácil.

Não é novidade que as empresas consomem muito mais energia elétrica que uma residência normal, mas isso não significa que a redução de custos seja impossível.

Sendo assim, existem algumas estratégias que podem proporcionar resultados desde curto, médio e longo prazo e, assim, as empresas podem obter sucesso na redução de energia.

Peça um orçamento agora!

            Vale lembrar que a redução no consumo de energia da empresa vai muito além das questões financeiras, uma vez que cada vez mais as empresas precisam demonstrar suas preocupações com a sustentabilidade e repensar os impactos ambientais.

Como obter sucesso na redução de energia da sua empresa

         Existem diversas estratégias que podem ajudar a empresa a diminuir os custos em energia elétrica, água e outras despesas básicas. Porém, apesar de parte medidas que podem ser implementadas serem simples, obter sucesso nesse processo pode ser um desafio para a empresa.

Alguns fatores como, por exemplo, falta de conscientização dos funcionários, falta de propósito e planejamento podem contribuir para o fracasso na redução de energia da empresa.

Dessa forma, antes de escolher quais as estratégias a empresa irá adotar para reduzir os custos em energia, se faz necessário que outros pontos sejam previamente trabalhados. Veja a seguir:

  • Conscientização – Os funcionários que trabalham na empresa precisam estar engajados na redução de custos de energia, por esse motivo a empresa deve elaborar reuniões e formas de conscientizar os trabalhadores acerca das atitudes que podem ser tomadas para a redução de energia como, por exemplo, desligar equipamentos após o uso, priorizar a luz natural, apagar luzes, entre outros. Vale lembrar que, mesmo que o foco da empresa seja na redução de energia elétrica, também é possível conscientizar acerca do uso de impressões, que pode facilmente ser digitalizado, promovendo mais economia e sustentabilidade. Todos os profissionais que atuam na empresa devem fazer sua parte para que a realização dessas práticas seja sucessiva e promova, de fato, redução no consumo de energia da empresa.
  • Metas para redução de custos – Para obter sucesso na redução de custos em energia a empresa deve ter uma meta muito clara, sendo assim será necessário que os envolvidos nesse objetivo se reúnam e analisem quais as atitudes e cortes deverão ser feitos. A empresa também pode solicitar uma análise de consumo, dessa forma é possível analisar quais os departamentos que utilizam mais energia elétrica e quais mudanças devem ser realizadas para resolver a questão. As metas possuem um papel muito importante para obter sucesso na redução de energia na sua empresa, isso porque se torna mais fácil visualizar qual o caminho que precisa ser traçado.
  • Energia renovávelInvestir em um sistema de energia limpa é uma das melhores decisões que a empresa pode tomar, desde o médio ao longo prazo, pois trata-se de uma opção eficaz e que promove bastante economia, cobrindo os gastos iniciais logo nos primeiros anos. Como já mencionamos anteriormente, a sustentabilidade é um tópico que tem recebido cada vez mais destaque, sendo assim as empresas devem buscar por formas de reduzir o desperdício e o impacto ambiental. Afinal, além de ser uma forma de reduzir consumo e gastos em energia elétrica, também é uma forma de melhorar a imagem da empresa.

            Em relação às estratégias que a empresa pode escolher para reduzir os custos, existem algumas dicas que podem ser eficientes na hora de baixar o consumo energético, veja a seguir:

  1. Faça uma revisão elétrica a fim de avaliar o equilíbrio das cargas;
  2. Algumas adaptações no ambiente da empresa podem auxiliar da diminuição no consumo de energia, principalmente devido ao uso de energia natural e sensores de movimento;
  3. Nos horários onde há menor pico de trabalho é indicado que o uso de ar-condicionado e iluminação seja reduzido para otimizar o consumo de forma mais consciente;
  4. As empresas também devem investir em equipamentos ecológicos que possuam baixo consumo como as lâmpadas de LED e uso de energia solar.

Peça um orçamento agora

Ao longo deste artigo foram exploradas algumas questões que podem auxiliar as empresas que desejam reduzir os custos com energia e promover mais economia e sustentabilidade para os negócios.

Vale lembrar que, cada empresa poderá precisar de estratégias diferentes para obter sucesso na redução e que, para isso, será preciso analisar quais são as maiores necessidades da casa.

Conheça um pouco mais sobre a Rudnik Soluções:

Peça um orçamento agora

www.rudniksoluções.com.br