Dúvidas Frequentes
Qual a sua dúvida?
Vale a pena?
Para quem tem dúvidas sobre se compensa abrir o bolso para instalar energia solar.
Como funciona?
Confuso sobre o funcionamento da energia solar?
Quais são as taxas?
Entenda que taxas são aplicadas aos sistemas solares.
Como faço?
O que preciso fazer para conseguir meu sistema solar?
Vale a pena instalar energia solar?
Quanto tempo leva para energia solar se pagar?
Em média 7 anos. Esse prazo depende da potência instalada e das condições de pagamento. Lembrando que um sistema solar pode durar até 25 anos.
Quanto eu vou economizar se instalar energia solar?
A economia conseguida pela energia solar pode atingir até 90% do valor gasto com energia elétrica. Mais uma vez, a porcentagem de economia depende da potência instalada. Se o sistema gera uma quantidade próxima ou igual ao que é consumido pelo cliente, a economia vai atingir seu máximo. Ainda assim, o dono do sistema solar terá que pagar algumas taxas, que incluei o consumo mínimo de energia (bandeirada). Portanto, não dá para zerar os gastos com energia por completo em um sistema ligado à rede de energia.
A economia total só pode ser atingida se o sistema não estiver ligado à rede, modalidade chamada de off-grid (fora da rede). Nesse caso, como não há consumo da concessionária, não há gasto com energia.
Quanto tempo dura um sistema solar?
Em média, 25 anos. Nem todos os componentes duram esse tempo, porém. O inversor, por exemplo, pode necessitar de uma troca por volta do ano 15 do sistema solar.
O prazo de 25 anos é dado principalmente para as placas (módulos) fotovoltaicos. A maioria dos modelos modernos conta com garantia de 20 ou 25 anos. A garantia é de que os módulos vão atingir essa idade mantendo pelo menos 80% da eficiência original de geração de energia. Os módulos perdem eficiência de geração de forma lenta e constante ao longo do tempo que trabalham. Já componentes secundários costumam receber de 5 até 10 anos.
É importante notar que essas garantias dependem das marcas e modelos utilizados e da política da empresa que instalar o sistema solar.
Energia solar dá muito problema?
Não mesmo! Energia solar é muito fácil de manter e dificilmente dá algum problema.
Quando alguma coisa dá errado, geralmente é fácil de resolver. E com um bom plano de pós-venda, como o oferecido pela Rudnik, nós mesmos monitoramos o sistema, avisamos o cliente e fazemos as manutenções necessárias. Isso não só agiliza a manutenção corretiva como impede que o sistema fique longos períodos sem geração de energia. Note que você pode comprar um plano de pós-venda mesmo sem ter adquirido seu sistema solar conosco.
Por que instalar energia solar com a Rudnik?
Nossa empresa trabalha com muita seriedade e comprometimento em entregar ao cliente o que ele precisa: economia e confiabilidade. Nosso maior diferencial é o atendimento após a venda. Focamos em manter as parcerias com nossos clientes por toda a vida. Com os planos de pós-vendas, os sistemas solares de nossos clientes ficam sempre produzindo o máximo que podem.
O que é uma usina solar?
Usinas solares, também chamadas fazendas solares, são instalações geradoras de energia solar com foco em venda da energia.
Essa modalidade é uma ótima opção de investimento, pois são fáceis de manter, tem geração constante, são difíceis de danificar e tem clientela garantida. É ainda mais fácil lucrar com usinas solares se a energia for vendida para uma cooperativa de energia confiável, como a COGECOM. Com uma usina solar, o investidor tira o investimento em aproximadamente 6 anos, e tem aproximadamente mais 19 anos de geração de energia e lucros.
Para saber mais sobre usinas solares e quanto lucro elas podem dar, acesse nosso post sobre usinas solares, ou peça nosso ebook.
Como funciona a energia solar?
A energia é gerada pelo calor ou pela luz do sol?
Pela luz. Existem sistemas que utilizam o calor vindo do sol para gerar energia ou aquecer água, mas a energia fotovoltaica se baseia em gerar energia elétrica através de uma reação causada pela luz do sol. Portanto, a temperatura do ambiente não importa para o funcionamento de um sistema solar.
O que acontece que a energia gerada que sobra?
Essa energia é enviada de volta para a rede elétrica e é usada por outras unidades consumidoras. Em troca, a concessionária de energia dá ao gerador créditos energéticos, que podem ser usados para reduzir o valor da tarifa de energia.
Os créditos não precisam ser usados na mesma unidade consumidora onde foram gerados. Eles podem ser transferidos, desde que as diferentes unidades consumidoras estejam em nome da mesma pessoa.
Os paineis geram energia em dias nublados ou de chuva?
Sim, geram! Porém, a geração é menor, já que as nuvens bloqueiam ou desviam parte da luz solar que atingiria os painéis.
Em dias nublados há uma geração considerável. Já em dias de chuva, a geração é bem pequena.
Granizo danifica as placas?
As placas são fabricadas para aguentar as variações do clima. Isso inclui chuvas com granizo. As placas modernas tem como revestimento final vidro temperado resistente à impactos. A grande maioria das placas resistem a pancadas bem maiores do que as pedras de granizo são capazes de causar.
Portanto, isso não precisa ser uma preocupação.
Geada e neve danificam as placas?
Não. As placas suportam temperaturas baixas, e nem neve nem geada podem causar danos no sistema. Porém, se as placas estiverem cobertas de neve, a geração de energia pode ser drasticamente reduzida, já que pouca luz vai atingir os painéis.
Ainda assim, essa não é uma preocupação, pois o vidro das placas recebe tratamento que o torna liso e escorregadio. Essa medida é tomada para que demore mais para as placas ficarem sujas e para que seja mais fácil realizar a limpeza. Somando isso com a inclinação das placas instaladas, a neve facilmente escorrega para fora das placas.
O frio afeta a geração de energia?
Diferente do que muitos pensam, o frio não afeta a geração de energia. Na verdade, ele até ajuda. Se o sistema estiver frio, a eficiência de geração é maior, já que menos energia elétrica se perde em forma de calor.
Por que então a geração é menor no inverno? Por que no inverno, os dias são mais curtos. Ou seja, há menos horas de sol para gerar energia. Além disso, por conta da inclinação da terra, a luz do sol não é tão intensa no inverno.
Quais taxas e impostos são aplicados sobre energia solar?
Que taxas são cobradas para os sistemas solares?
As taxas cobradas sobre os sistemas são taxas pelo uso e manutenção das redes elétricas. O principal conjunto dessas taxas é chamado de TUSD. Há também uma taxa cobrada sobre a energia enviada de volta para a rede elétrica. Na verdade, essa taxa não é um valor monetário, e por isso a chamamos de pedágio. Você pode saber mais sobre essas taxas abaixo.
O que é a TUSD?
TUSD significa Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. Esse conjunto de taxas cobra pela transmissão e distribuição da energia que vem das grandes usinas até a propriedade do dono do sistema solar, além de encargos e uma taxa para compensar a energia que se perde nas redes de transmissão e distribuição.
O que é o pedágio de energia?
O pedágio é cobrado sobre a energia gerada que sobra e é enviada de volta para a rede elétrica. Mas essa taxa não consiste em um valor monetário. Parte da energia que é enviada para a rede não retorna para o cliente em forma de créditos, mas é desviada para uso da iluminação pública. Por isso chamamos de pedágio.
Se eu vendo meus créditos energéticos, que taxas eu pago?
Quando os créditos são vendidos, a titularidade da unidade consumidora é transferida para o comprador dos créditos. Assim, ele arca com as taxas da TUSD e o pedágio.
Para o dono do sistema solar, fica a taxa padrão da tarifa de energia, que inclui o consumo mínimo de energia e os encargos.
O sistema solar é encarado como sendo outra unidade consumidora?
Não. Isso acontecia antes de estabelecimento do Marco Legal da Energia Solar, que inclui a lei 14.300. Nessa época – antes de janeiro de 2023 – o sistema solar era considerado como unidade consumidora. Por causa disso, eram cobradas duas taxas mínimas de consumo.
Agora isso não acontece mais. O sistema solar é considerado como ligado à unidade consumidora, mas não como sendo uma unidade à parte.
O que preciso fazer para ter minha energia solar?
Preciso construir alguma estrutura para instalar energia solar?
Se você tiver um telhado forte disponível, não é preciso. As placas não são pesadas e podem ser facilmente instaladas na maioria dos tipos de telhados.
Se não for possível instalar as placas no telhado, dá para construir estruturas para as placas no solo, em alguma área vazia da propriedade. Essa área não precisa ser plana, mas precisa receber luz do sol maior parte do dia para fazer o investimento valer a pena.
Você não precisa se preocupar com as estruturas de fixação das placas, elas estão inclusas ao adquirir um sistema solar.
Como faço para saber a potência do sistema solar que preciso?
É possível usar calculadoras de sistemas solares para se ter uma ideia da potência necessária para cada caso. Mas para ter certeza do que é necessário para instalar o sistema adequado, nossa equipe faz uma análise mais detalhada do consumo e necessidade do cliente. Se você está interessado em instalar energia solar, entre em contato conosco!
Como saber se meu telhado suporta placas fotovoltaicas?
Isso depende do tipo de telhado, de como ele foi construído e da idade que ele tem. O ideal é que um especialista avalie o telhado para saber quanto peso ele suporta. Além disso, um especialista vai levar em conta não apenas o peso das placas, como também o peso da estrutura de fixação. Tudo é feito visando a segurança dos ocupantes do imóvel.
Posso comprar um sistema solar através de financiamento?
Sim! Inclusive, se o sistema for uma usina solar com créditos vendidos para uma cooperativa de energia, é possível fazer o contrato da venda antecipadamente e usá-lo para facilitar a aprovação do financiamento.
Para mais informações, fale com nossos especialistas.