Como reduzir custo com energia em até 50% na sua empresa

Alguns recursos como energia elétrica e água são indispensáveis para o funcionamento de qualquer estabelecimento, principalmente para uma empresa.

No entanto, muitos empreendedores enxergam essas contas como apenas mais um gasto normal de todo negócio, o problema é que muitas vezes essas despesas podem ser reduzidas apenas com algumas atitudes simples.

Se pararmos para considerar em salas não utilizadas da empresa, dispositivos que permanecem ligados sem uso e até mesmo o não uso da energia natural podemos perceber que muitas empresas pagam por um custo, muitas vezes, desnecessário.

Pensando nessa questão, separamos neste artigo como reduzir o custo com energia em até 50% na sua empresa.

Por que reduzir o custo de energia?

Economizar energia na empresa deve ser uma prioridade, não apenas para questões econômicas mas, também, para aderir maior sustentabilidade e garantir que a energia elétrica seja um bem consumido por todos à longo prazo.

A empresa deve focar em conscientizar os funcionários para a economia de energia e promover o melhor aproveitamento da luz natural.

Trata-se de uma questão social  que deve fazer parte das pautas discutidas pela empresa, uma vez que estamos em uma era onde repensar as atitudes com o meio ambiente é vital para garantir o futuro das novas gerações.

Como reduzir custo com energia em até 50% na sua empresa

         Reduzir os custos de energia da empresa não precisa ser uma tarefa difícil e extremista, uma vez que é possível encontrar um ponto de equilíbrio entre os gastos que são necessários e aqueles que podem ser dispensados.

A seguir você encontrará algumas atitudes que podem ser tomadas pela empresa para reduzir o custo de energia em até 50%:

  • Luz natural – Sempre que possível, as empresas devem priorizar a luz natural, além disso se sugere que as empresas evitem paredes e divisórias ou até mesmo utilizando opções com vidro. No aspecto da economia de energia elétrica, vale a pena buscar pele utilização de domus, também conhecidos como clarabóias, que são aberturas que conseguem proporcionar uma iluminação 8 vezes maior do que a luz proveniente de janelas;
  • Lâmpadas de LED – A proposta das lâmpadas LED é a de proporcionar uma iluminação sustentável, com bastante economia e durabilidade garantida. Em relação ao custo benefício, utilizar lâmpadas de LED irá proporcionar bom desempenho e, portanto, vale a pena criar um orçamento para a troca das lâmpadas nos ambientes da empresa;
  • Painéis solares – O uso de energias renováveis é visto como uma excelente opção para garantir mais economia e sustentabilidade para a empresa. Os painéis solares funcionam através da captação de calor por meio de painéis fotovoltaicos que são transformados em energia. Apesar de ser um investimento que requer gastos com instalação e manutenção, essa atitude poderá promover grandes benefícios para a empresa, desde médio a longo prazo. Portanto, solicite um orçamento com uma empresa de confiança da sua região e aproveite os benefícios que os painéis solares proporcionam para a economia de energia e sustentabilidade de sua empresa;
  • Revisões nos ambientes – Desligar as lâmpadas ao sair dos ambientes é sim uma atitude importante, porém existem outras estratégias que podem ser realizadas nos ambientes para reduzir o custo de energia na empresa. Atitudes como optar por paredes e móveis claros, posicionamento das lâmpadas e sensores de presença podem ser utilizadas como forma de reduzir gastos;
  • Manutenção de equipamentos – Cada empresa tende a utilizar algum tipo de equipamento para a confecção dos produtos ou até computadores e impressoras, para economizar energia na empresa o ideal é que esses itens estejam sempre com a manutenção em dia, uma vez que a falta de cuidados poderá fazer o objeto consumir até o dobro da energia necessária;
  • Ventilação natural – Por último, mas não menos importante, trouxemos a ventilação natural. Sabemos que o gasto com ambientes climatizados pode ser muito alto e existem algumas estratégias que podem minimizar os valores da conta de energia elétrica. Os lanternins e venezianas industriais ajudam a manter o ambiente com temperatura agradável e garante excelente conforto térmico, diferente do ar-condicionado essas duas opções não utilizem energia elétrica.

Essas foram algumas dicas que podem ser implantadas pela sua empresa para reduzir o custo com energia em até 50%.

Lembre-se que nem todas essas atitudes podem ser a melhor opção para o seu negócio e, portanto, é preciso realizar uma análise prévia de quais atitudes seriam mais eficientes para reduzir o consumo de energia.