Rudnik

Usina solar — o que é? Vale a pena investir?

Uma usina solar com dezenas de placas fotovoltaicas gera energia limpa

A usina solar é a última palavra em geração de energia limpa, e uma das melhores opções de investimento da atualidade. Nessa modalidade, a energia gerada é comercializada através do aluguel dos equipamentos, que pode ser feito para pessoas físicas ou jurídicas. Nos últimos anos, as usinas solares ganharam força no Brasil por conta da facilidade em se manter a instalação e pelo rápido retorno financeiro. 

O que é uma usina solar?

Uma usina solar é uma instalação que gera energia por meio de painéis fotovoltaicos, ou seja, por meio da luz do sol. Essas usinas podem ter centenas ou até milhares de painéis.

Uma usina solar é geralmente instalada em terrenos planos para aproveitar melhor a luz do sol ao longo do dia. Usinas solares são muito silenciosas e não geram poluição ou dano ao meio ambiente. Além disso, sua manutenção é simples, exigindo, na maior parte do tempo, apenas limpeza, inspeção dos equipamentos e monitoramento da produção de energia.

Categorias de usina solar

As usinas solares se enquadram na geração distribuída. Nessa categoria, o sistema fotovoltaico fica conectado à rede de energia local. O sistema envia a energia excedente de volta para a rede, que fica disponível para outras pessoas usarem. Em troca pela energia, o dono do sistema fotovoltaico recebe créditos que pode usar para reduzir o valor da fatura de energia. 

Portanto, tanto uma instalação construída especificamente para o comércio de energia quanto um sistema de energia solar residencial podem ser enquadrados como uma usina solar. Mas é importante salientar que o termo usina solar, na verdade, é muito genérico, e pode se referir a qualquer instalação que gere energia elétrica a partir da luz do sol. Este artigo explica como uma usina solar de geração distribuída é usada para lucrar com a comercialização de energia.

Podemos classificar as usinas solares em 3 categorias: 

  • Na categoria de microgeração estão as usinas solares com potência instalada de até 75kW. 
  • Já na minigeração estão as usinas de 75kW até 5MW. 
  • Qualquer usina solar acima de 5MW se encaixa na categoria de geração centralizada. Note, porém, que as usinas solares de geração centralizada vendem energia para grandes empresas ou concessionárias, por meio de leilões. Ou seja, o comércio de energia para pessoas físicas ou pequenas e médias empresas é realizado apenas nas categorias de microgeração e minigeração.

É muito complicado instalar uma usina solar?

Não! Desde que o investidor conte com a ajuda de uma empresa especializada em energia solar como a Rudnik, não terá muito com o que se preocupar. É verdade que o processo todo não é exatamente simples: inclui dimensionamento, projeto, homologação, importação dos equipamentos, instalação e comissionamento. Mas tudo isso fica sob nossa responsabilidade. Portanto, tudo que o investidor precisa fazer é nos chamar.

Onde posso instalar uma usina solar? Preciso de um terreno apenas para a usina?

É possível instalar uma usina solar em uma série de lugares. Usinas grandes precisam de espaço para isso, geralmente construídas em terrenos planos. Porém, esse não é o único jeito. É possível instalar uma usina solar em um telhado, seja o telhado de casa, de uma propriedade rural, loja ou fábrica. Da mesma forma, empresas com grandes galpões já dispõem de uma ótima estrutura para instalação de uma usina solar. Em um caso real, uma empresa usou o galpão pré-moldado de estoque para instalar 204 placas de 550w, instalando 75 kW com grande segurança. 

Portanto, o investidor não necessariamente precisa comprar ou alugar um terreno para instalar sua usina solar. Ele pode fazer isso no telhado da própria casa, se este for resistente o suficiente. 

Vantagens

Por que cada vez mais pessoas procuram investir em usinas solares?

  • São de fácil manutenção: maior parte do processo consiste em manter as placas limpas e monitorar o sistema
  • São fontes de energia limpa e renovável quase infinita, portanto, usinas solares são ecólogicas
  • Ao mesmo tempo, são silenciosas e não geram nenhum tipo de poluição ou incômodo para quem mora por perto
  • Podem gerar energia em qualquer lugar
  • Permitem que mais pessoas tenham acesso à energia solar e reduzam os gastos com energia elétrica
  • Geram energia mesmo em dias nublados ou chuvosos, ou seja, estão sempre rendendo
  • Trazem retorno ao investidor em poucos anos, com duração total de mais de 20 anos

Venda da energia

Como é feita a venda da energia das usinas solares?

A venda da energia não é direta. Isso significa que o dono da usina não vende e entrega kilowatts para outras pessoas por meio da rede. O proprietário aluga o sistema solar para o comprador. O dono transfere a titularidade da unidade consumidora conectada ao sistema solar para o comprador da energia. Assim, o comprador usa os créditos para reduzir o valor da própria fatura de energia. Note que essa transferência de titularidade não transfere a posse do equipamento. Ou seja, apenas perante a concessionária de energia o sistema solar passa para o nome de outra pessoa.

Quem pode comprar energia?

Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, e que tenha uma unidade consumidora instalada na mesma rede elétrica da usina solar pode comprar a energia. Na verdade, a pessoa não compra diretamente a energia — ela aluga os equipamentos de geração. Um contrato formal transfere a titularidade do sistema solar para outra pessoa. Note que a titularidade transferida é a do sistema perante a concessionária, ou seja, os equipamentos continuam sendo de propriedade do locatário. Assim, o ‘comprador’ usa os créditos gerados pela usina solar para abater parte do valor da própria fatura de energia. Portanto, o cliente continua pagando duas contas: a da concessionária, que consiste em uma fatura fortemente reduzida pelos créditos (ou até mesmo apenas o consumo mínimo mensal) e o aluguel do sistema solar. Mesmo com as duas despesas, o comprador reduz seu gasto mensal total com energia elétrica de 10 a 20%.

Vale a pena investir?

Uma usina solar é um dos melhores investimentos de baixo risco da atualidade. Porém, muitos se perguntam como. E se alguém roubar o equipamento, ou um evento climático danificar o sistema? Simples: seguro! Existem boas opções de seguro para usinas solares com preços atrativos. Além disso, o investidor pode ter certeza de uma coisa: danificar ou roubar placas solares não é uma tarefa fácil.

Com uma usina solar e associação com uma boa cooperativa de energia, o investidor tem renda garantida para muitos anos, e ainda pode colocar seus ganhos em investimentos de baixo risco, dessa forma aumentando os lucros.

Quer saber mais sobre usinas solares e quanto você pode ganhar com elas? Peça nosso e-book e saiba tudo que você precisa para iniciar sua usina solar.